segunda-feira, 30 de julho de 2007

A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO

Estamos vivendo um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo. Neste contexto a educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, desde que, se apodere das novas tecnologias de informação e comunicação, conseguindo com isso implementar um novo modelo pedagógico, convertendo informações em conhecimentos e colaborando para o desenvolvimento de competências e potencial humano tão exigido pelo mundo contemporâneo e globalizado.

A Tecnologia da Informação, por sua vez, aparece com grande força, tornando-se, a cada dia, uma ferramenta indispensável para o ser humano. A internet, as redes, o celular, têm revolucionado nossas vidas. É possível resolvermos vários problemas do nosso cotidiano utilizando apenas Ambientes Virtuais.

No entanto, o impacto que a educação pode causar sobre a vida das pessoas e da sociedade é muito grande. Por isso, bom seria se conseguíssemos dar uma sacudida na Educação, usando essa maravilha que é a Tecnologia da Informação, para criarmos uma nova geração de pensadores e sonhadores, capazes de usar o computador, o celular e toda essa tecnologia para “saber aprender, saber fazer, saber ser e saber conviver”.

Visto que, uma educação alicerçada nas novas tecnologias da informação pode ser decisiva no desenvolvimento do ser humano, considerando o grau de possibilidade para expansão da inteligência tanto individual quanto coletiva.

Percebemos que as novas tecnologias suportam uma nova visão pedagógica, fazendo com que a educação seja vista como um processo de desenvolvimento pleno do ser humano.

Portanto, neste contexto, a educação é mais do que simples transmissão de informações através do ensino: é um processo de real preparação para a vida, que acontece na medida em que as pessoas se envolvem ativamente no desenvolvimento das competências requeridas para um viver bem sucedido.

Sendo assim, a escola, que tem como objetivo principal promover a educação deve auxiliar seus alunos no desenvolvimento das competências básicas requeridas para viver em sociedade. Esse modelo de educação deve substituir o antigo modelo voltado exclusivamente para a transmissão de conteúdo.

Para a escola cabe ainda o papel de ensinar, mas o conceito de ensinar também precisa ser revisto. Não cabe ver o ensino como a transmissão de um conteúdo diante de uma relação passiva Professor x Aluno, e na maioria das vezes com um livro didático dirigindo tal relação. O ensino deve se processar de forma a levar o aluno a transferir os conhecimentos para diferentes campos do saber, ou para situações que exigem uma real compreensão de conceitos.

Dessa forma, a educação não pode ser tratada apenas por alguns especialista, mas deve ser uma questão de todos. E, enquanto todos não estiverem envolvidos na realização do projeto educativo do país, não alcançaremos o tão almejado desenvolvimento, visto que, apenas cidadãos devidamente educados podem ajudar a mudar o país. Como já dizia Anísio Teixeira: “Somente pela educação poderíamos produzir o homem racional, o homem independente, o homem democrático”.

[1] Anísio Teixeira (Educação é um direito, 1958) – Conselheiro do presidente Juscelino Kubitschek para assuntos relacionados à educação.

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